Sim. A atividade física é excelente para minimizar os sintomas de dor e peso. Deve ser realizada rotineiramente e seguindo orientação médica. É ideal que se tenha uma supervisão de um professor de educação física para orientar a execução correta dos exercícios.
Não existe contra-indicação à pratica de musculação, desde que não haja exageros na intensidade dos exercícios e nos pesos utilizados.
2. Como devo usar a meia elástica?
Você deve seguir as orientações do seu médico.
Em geral a meia elástica deve ser colocada pela manhã (esse é o momento em que as pernas encontram-se menos inchadas e doloridas), devendo-se manter o uso durante todo o dia, retirando-a a noite.
Caso queira tomar banho você deverá retirar as meias e colocá-las em seguida.
3. A veia safena tem relação com o coração?
Não. Essa veia faz parte do sistema circulatório da perna.
Tem fama de ter relação com o coração por ser utilizada, em algumas cirurgias cardíacas, como ponte para melhorar a circulação deste órgão.
4. Existe problema em retirar a veia safena durante a cirurgia de varizes?
Não. Quando existe essa indicação significa que a veia está doente e, em geral, não teria utilidade para uma possível cirurgia do coração no futuro.
Após a retirada dessa veia a circulação da perna permanece normal, sendo feita predominantemente pelas veias do sistema profundo.
5. O cigarro prejudica a circulação?
Sim. O vício de fumar promove uma obstrução das artérias de todo o corpo podendo levar a necrose de pés e amputação da perna. Pode, ainda, promover derrame e infarto.